
Notícias
Fique a par.
Conheça as histórias que importam.

"Participa Mais" foi apresentado para os Países de Língua Portuguesa
O INA - Instituto Nacional de Administração, IP. inaugurou a 1ª edição da Academia de Liderança, uma ação dirigida a membros da RINAPE - Rede de Institutos Nacionais de Administração Pública e Equivalentes, que reúne participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

População da Urmeira mobilizou-se para decidir os projetos que quer para o bairro
A população da Urmeira, em Odivelas, viveu, na tarde de ontem, alguns momentos muito especiais. Os moradores votaram os projetos finalistas do Orçamento Participativo (Urmeira Decide) e ficaram a conhecer os investimentos que serão realizados, em 2024. Os residentes do Bairro de São José optaram maioritariamente pela realização de atividades comemorativas do Carnaval, da Páscoa e dos Santos Populares.

Moradores do Buzano reúnem-se para mapear o bairro
Cerca de três dezenas de moradores do Bairro do Buzano, na Freguesia da Parede, em Cascais, reuniram-se na tarde de ontem, com o propósito de mapear o território.

Oficina criou um índice para avaliar a qualidade dos Orçamentos Participativos
Atenta aos desafios que a significativa disseminação dos Orçamentos Participativos tem colocado, sobretudo em relação à consistência metodológica e deliberativa destes processos, a Oficina decidiu criar um Índice que servirá de auxílio à autoavaliação da qualidade das iniciativas.

Oficina Association created an index to assess the quality of Participatory Budgeting
Aware of the challenges posed by the significant proliferation of Participatory Budgeting, especially in terms of methodological and deliberative consistency of these processes, Oficina Association has decided to create an Index that will serve as a tool for self-assessment of the quality of these initiatives.

Oficina incentiva Autarquias a criarem sistemas de Participação Pública
“Participa Mais” é o nome do instrumento concebido pela Oficina para apoiar as entidades da Administração Pública, em particular as autarquias, a conceberem os seus sistemas de participação.

Moradores de Laveiras votaram no Orçamento Participativo do bairro
Decorreu no passado dia 30 de setembro o terceiro e último encontro comunitário do Orçamento Participativo do Bairro de Laveiras - Caxias, em Oeiras.

A Oficina dinamizou sessões participativas em todas as freguesias de Tavira
O projeto Jardins Alimentares, vencedor da edição de 2021 do Orçamento Participativo de Tavira, está no terreno. Antes da sua implementação, o Município solicitou a colaboração da OFICINA para dinamizar um processo de envolvimento comunitário, com vista à recolha de contributos dos cidadãos residentes nas seis freguesias do concelho, para a criação de um regulamento municipal que defina a regras de atribuição e gestão dos terrenos públicos que vão acolher os mencionados jardins.



Moradores do Bairro Azul decidem prioridades para a Comunidade
Teve início a atividade Urmeira Decide, em particular no Bairro Azul, que convida os moradores a identificarem os problemas e os recursos do seu território, bem como as propostas que gostariam de ver concretizadas, tendo em vista a melhoria da (con)vivência da comunidade.

Moradores de Laveiras apresentaram 34 propostas
A sala do Jardim de Infância da Nossa Senhora do Acolhimento encheu-se de participantes e de motivação para a submissão de propostas que visam contribuir para a melhoria das condições de vida dos moradores do Bairro de Laveiras-Caxias.

Oficina dinamiza Fóruns Temáticos em Lagos
No âmbito de atualização dos instrumentos de planeamento social do Concelho de Lagos, nomeadamente o Plano de Desenvolvimento Social (PDS), a Oficina dinamizou quatro fóruns temáticos com as entidades parceiras da Rede Social.

Oficina acompanha Encontro Anual do Fórum do Território de Odemira
O Fórum do Território é uma iniciativa da Câmara Municipal de Odemira (CMO), criada em 2021, como um processo participativo de co-construção entre o município e os cidadãos. No dia 17 de junho, a CMO realizou o Encontro Anual desta iniciativa, com a presença de cerca de 50 cidadãos. O Fórum é um dos 11 projetos pilotos de 7 países Europeus participantes do projeto PHOENIX no âmbito do Horizonte 2020.

Oficina vai elaborar Plano de Juventude de Almada
Após a realização de um concurso público, a Oficina é a entidade escolhida pelo Município de Almada para a elaboração do seu Plano Municipal de Juventude.

Moradores das Laveiras mobilizam-se pelo bairro
Os moradores do Bairro das Laveiras - Caxias, no concelho de Oeiras, encheram a sala do Jardim de Infância Nossa Senhora do Acolhimento, para compreender o funcionamento do Orçamento Participativo e iniciar o debate sobre as prioridades que a comunidade pretende ver implementadas.

Oficina é finalista em Concurso de Inovação Social
Promovido pela Portugal Inovação Social, CASES e Eslider, em parceria com o IES - Social Business School, o concurso Combater e Prevenir o Despovoamento em Territórios do Interior selecionou cinco ideias para participar no Ideation-Bootcamp, que terá lugar a 19 de junho.

Melhora o Teu Bairro arrancou em Oeiras
Melhora o teu Bairro é a designação atribuída ao processo de Orçamento Participativo promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, em colaboração com a Oficina. Este tem a particularidade de se destinar aos Bairros de Habitação Pública, propriedade da Autarquia.

Oficina realiza inquérito sobre a participação dos jovens
A ação enquadra-se no projeto "Linhas Estratégicas de Promoção da Participação Jovem", da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que conta com uma prestação de serviços da Oficina, e que visa entender os interesses dos jovens e a forma como estes preferem exercer a sua participação na sociedade.

‘Melhora o Teu Bairro! - ‘Orçamento Participativo em Bairro Municipal’
‘Melhora o teu Bairro!’ é o mote do Orçamento Participativo (OP) do Bairro de Laveiras, Caxias, em Oeiras, que pretende envolver os moradores na apresentação e decisão de projetos que contribuam para o desenvolvimento da sua comunidade.