A Oficina dinamizou sessões participativas em todas as freguesias de Tavira
O projeto Jardins Alimentares, vencedor da edição de 2021 do Orçamento Participativo de Tavira, está no terreno. Antes da sua implementação, o Município solicitou a colaboração da OFICINA para dinamizar um processo de envolvimento comunitário, com vista à recolha de contributos dos cidadãos residentes nas seis freguesias do concelho, para a criação de um regulamento municipal que defina a regras de atribuição e gestão dos terrenos públicos que vão acolher os mencionados jardins.
Teve início, a 11 de setembro, uma série de seis encontros participativos, um por freguesia do concelho, realizados pela Oficina, em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira e as Juntas de Freguesia. Aderiram a esta iniciativa cerca de 60 cidadãos. As sessões contaram com a presença da Vereadora do Ambiente, Administração e Assuntos Jurídicos, Sónia Pires, que apresentou brevemente o projeto e incentivou os cidadãos a participar.
As representantes da OFICINA, Simone Júlio e Rafaela Scheiffer, dinamizaram estes eventos, que incluiram uma apresentação do Projeto PHOENIX e um brainstorming de propostas para os seguintes temas a contemplar no regulamento municipal dos jardins alimentares: Direitos dos Cuidadores, Deveres dos Cuidadores, Responsabilidades da CM Tavira, Atribuição dos Jardins, Sustentabilidade dos Jardins e Soluções de Cultivo.
Por sessão foram escolhidos, entre os participantes, dois representantes que vão integrar a Comissão Territorial de Co-Design. Esta deverá reunir durante os próximos meses, com o propósito de organizar os contributos recebidos das freguesias e redigir, de forma colaborativa, o articulado do referido regulamento municipal.
Depois de concluído, o documento seguirá os tramites normais, com a submissão à Câmara e à Assembleia Municipal, bem como a uma consulta pública aberta a todos os interessados.