"Participa Mais" foi apresentado para os Países de Língua Portuguesa
O INA - Instituto Nacional de Administração, IP. inaugurou a 1ª edição da Academia de Liderança, uma ação dirigida a membros da RINAPE - Rede de Institutos Nacionais de Administração Pública e Equivalentes, que reúne participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Esta Academia foi dedicada ao tema da "Cidadania Participativa – Inovação e Modernização da Administração Pública" e assenta na partilha de conhecimento e na experiência de boas práticas de atuação na Administração Pública. O programa inclui palestras de peritos reconhecidos, visitas a instituições portuguesas de referência, bem como o acesso a workshops e atividades de cocriação.
A Oficina foi uma das entidades convidadas a partilhar o seu trabalho neste domínio. Foi uma oportunidade para apresentar as principais tendências relativas à participação pública nos diversos países, bem como o instrumento "Participa Mais", criado para apoiar a conceção de Sistemas de Participação. Os representantes dos diversos países puderam, assim, aplicar esta ferramenta às respectivas realidades, realizar um diagnóstico das iniciativas de participação pública nos contextos de origem e definir um processo participativo que pretendem desenvolver, a partir de cada uma das instituições implicadas.
A iniciativa está alinhada com a Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 121/2022. Contribui ainda para a Agenda 2030, especificamente através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, ao promover a educação de qualidade; ODS 10, ao reduzir as desigualdades; e ODS 16, ao contribuir para a construção de uma sociedade baseada na paz, justiça e instituições eficazes.
A RINAPE reúne os institutos e escolas de administração pública ou equivalentes no âmbito da CPLP. A intervenção neste espaço tem como objetivo principal assegurar uma comunicação permanente entre os seus membros, tornando o seu desempenho mais efetivo, tendo como elementos agregadores a formação, a investigação e a cooperação nas áreas da Administração e Gestão Públicas.