Parceiros do Projeto Inova Juntos visitaram Portugal
Decorreu na passada semana a segunda missão técnica internacional do Projeto Inova Juntos em Portugal. O programa de visita ficou marcado por uma intensa troca de boas práticas de gestão pública, pela assinatura de diversos acordos de cooperação e pelo lançamento do primeiro kit de boas práticas de inovação e sustentabilidade.
Representantes de 15 Municípios e Consórcios Municipais do Brasil e de outros países da América Latina estiveram em Portugal, entre 10 e 16 de dezembro, para realizar ações de cooperação internacional, tendo em vista a partilha e a transferência de práticas inovadoras de gestão pública.
À chegada ao nosso país, a comitiva, composta por pouco mais de trinta participantes, dividiu-se em função dos locais e dos temas de interesse. Foram sete as entidades portuguesas anfitriãs, nomeadamente os municípios de Olhão, Coimbra, Guimarães, Oeiras, Valongo, Cascais e a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, tendo estas contado com a coordenação global da visita, a cargo da Confederação Nacional de Municípios do Brasil, do Centro de Estudos Sociais e da Oficina.
No total, entre membros da organização, cooperantes e convidados, estiveram envolvidas cerca de cem pessoas, em torno de um programa de intercâmbio focado em temas como a responsabilidade social das empresas, a inovação e o empreendedorismo, a competitividade territorial, a gestão ambiental, as compras públicas partilhadas, as políticas sociais e de género, a participação cívica.
No decorrer das visitas foram assinados nove acordos de cooperação entre entidades portuguesas e brasileiras, expressando, dessa forma, o compromisso institucional de continuar a troca de experiências ao longo do projeto e após o termo deste.
Concluídas as visitas técnicas, os participantes concentraram-se em Oeiras, mais precisamente no Templo da Poesia, para dois dias de trabalho, tendo em vista sistematizar as partilhas levadas a cabo, as transferências de boas práticas em curso e as necessidades identificadas no decorrer na cooperação. Este foi um momento de enorme riqueza, que permitiu compreender a significativa diversidade de ações em desenvolvimento, com impacto real na atividade das entidades envolvidas. Para além da migração de políticas entre os dois lados do Atlântico, as relações estabelecidas têm também vindo a caminhar no sentido de construir ações e produtos conjuntos, que sirvam ambos os países, visando a melhoria do desempenho das organizações implicadas.
Uma exposição para promover a inovação e a sustentabilidade
O encontro em Oeiras serviu também para o lançamento de uma exposição e um kit de postais, ambos recorrendo à realidade aumentada como forma de apresentação das boas práticas de inovação e sustentabilidade promovidas pelas entidades portuguesas. Este é um trabalho que esteve a cargo da Oficina e da produtora Sheila Rocha.
Com recurso a um telemóvel e a uma aplicação gratuita, qualquer pessoa pode, a partir dos postais e da exposição, visualizar e ouvir parte das entrevistas captadas com os responsáveis pelas boas práticas desenvolvidas em Portugal. Os dados recolhidos durante as primeiras 24h, após o lançamento destes produtos, dão a indicação de cerca de 500 visualizações. As gravações completas encontram-se disponíveis nos seguintes endereços: inovajuntos.org, oficina.org.pt/videos-inovajuntos.html
Outro dos produtos do projeto, que a Oficina tem em mãos, é a elaboração de uma publicação digital com as mencionadas políticas inovadoras promovidas pelas entidades portuguesas. Esta está em fase de conclusão, prevendo-se a sua apresentação para o próximo mês de janeiro.
Em março de 2024 terá lugar uma nova missão técnica do projeto Inova Juntos em Portugal, com o objetivo de alargar os processos de cooperação a mais municípios brasileiros e de outros países da América Latina.