Moradores do Bairro Azul decidem prioridades para a Comunidade

Teve início a atividade Urmeira Decide, em particular no Bairro Azul, que convida os moradores a identificarem os problemas e os recursos do seu território, bem como as propostas que gostariam de ver concretizadas, tendo em vista a melhoria da (con)vivência da comunidade.
O Urmeira Decide é um processo de orçamento participativo, dirigido a três conjuntos habitacionais: Casas de São Pedro – Bairro Azul; Casas de São José e Casas do Menino de Deus. Cada um destes tendo a oportunidade de, em 3 encontros presenciais, conversar, propor e votar iniciativas dedicadas ao seu território em específico. Esta é uma das diversas ações previstas na Operação Integrada Local de Odivelas (OILO).
Neste âmbito, foi em animada adesão que os moradores das Casas de São Pedro - Bairro Azul, os primeiros a iniciar este processo, apresentaram 8 propostas nos 2 encontros que se realizaram a 24 de Junho e 1 de Julho, dois sábados solarengos, mas à sombra das árvores nas imediações do Centro de Saúde da Urmeira e da União Desportiva e Recreativa de Santa Maria. 
As ideias apresentadas apontam sobretudo para a criação de espaços, a instalação de equipamentos e o desenvolvimento de atividades que proporcionem melhores condições para a convivência entre moradores. 
As propostas vão agora ser analisadas tecnicamente pelo Município de Odivelas e pela Oficina, em articulação com a União de Freguesias de Pontinha e Famões, para averiguar a viabilidade da sua realização, de modo a, no final do Verão, serem devolvidas à população do Bairro para votação e aplicação dos 10.000€ disponíveis para este conjunto habitacional. 
Os próximos encontros do Urmeira Decide terão lugar no próximo fim-de-semana: sábado (08/07) nas Casas de São José e domingo (09/07) nas Casas do Menino de Deus, pelas 10h30 nos respectivos parques infantis.
A OILO é coordenada pelo Município de Odivelas e conta com um ampla parceria, da qual faz parte a Oficina. O financiamento provém do Plano de Recuperação e Resiliência, ao abrigo das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa.

Anterior
Anterior

Câmara Municipal de Tavira lança Projeto Jardins Alimentares

Próximo
Próximo

Moradores de Laveiras apresentaram 34 propostas