Oficina é finalista em Concurso de Inovação Social

Promovido pela Portugal Inovação Social, CASES e Eslider, em parceria com o IES - Social Business School, o concurso Combater e Prevenir o Despovoamento em Territórios do Interior selecionou cinco ideias para participar no Ideation-Bootcamp, que terá lugar a 19 de junho. 
​​
A desertificação não é somente um fenómeno ambiental, em que o solo perde fertilidade e capacidade de sustentar processos biológicos, em virtude de dinâmicas naturais ou causadas por práticas extrativistas, como a agricultura industrial. A essa está também associada uma importante componente social, em particular o despovoamento de territórios que passam a não ser capazes de responder às necessidades básicas da população. De acordo com as entidades promotoras do projeto REA Alentejo, cerca de 94% do Baixo Alentejo está sujeito à desertificação. Muitas aldeias dos cerca de 16 concelhos da região são também afetadas pelo progressivo despovoamento. Este é um retrato que afeta outras regiões de Portugal. 
 
A pensar em soluções, o evento Aldeia da Inovação Social 2023, que terá lugar na Aldeia da Luz, lançou o concurso "Combater e Prevenir o Despovoamento em Territórios do Interior". Entre as ideias concorrentes, a organização selecionou cinco finalistas para serem desenvolvidas durante um dia de Bootcamp. A Oficina integra as equipas que participarão nesta iniciativa, que contempla um programa intensivo de um dia, visando identificar um problema, formular uma proposta de valor e uma solução. A melhor ideia será anunciada durante o segundo dia da Aldeia da Inovação Social 2023 e premiada com um programa de incubação da Fundação Eugénio de Almeida e um prémio monetário para a sua implementação.

Para mais informações e inscrições na Aldeia da Inovação Social, devem consultar o seguinte endereço: https://aldeia.inovacaosocial.portugal2020.pt

Anterior
Anterior

Moradores das Laveiras mobilizam-se pelo bairro

Próximo
Próximo

Melhora o Teu Bairro arrancou em Oeiras