Descrição:

O projeto TRANS Lighthouses visa compreender os pontos fortes e as limitações na conceção e implementação de soluções baseadas na natureza. Com base em evidências materiais e imateriais, propõe-se contribuir para repensar e reenquadrar os principais elementos que compõem a complexidade da criação de soluções social e ecologicamente justas.

Integra uma rede de “faróis” localizados em zonas urbanas, rurais, costeiras e florestais. Os “faróis” são, no âmbito do projeto, uma metáfora para um conjunto de disposições e instrumentos de governação local, no âmbito de redes e grupos concertados de múltiplos intervenientes. Nestes espaços, a interação de diferentes saberes, experiências e papéis apoiará a avaliação das soluções em curso (análise de casos) e a experimentação de novas soluções (pilotos).

O Município de Estarreja é um dos parceiros do projeto, e entidade responsável pela implementação, no concelho, de um “farol“ rural. Uma vez que o que se pretende no TRANS Lighghtouses é dar prioridade às perspetivas dos cidadãos, em diálogos com outros atores interessados na cocriação de soluções, foi lançado o convite à Oficina para apoiar o Município na facilitação e mediação do processo participativo a desenvolver, tendo em vista envolver os diferentes atores do território na proteção e valorização dos recursos naturais do concelho, como previsto nos objetivos do projeto, e em alinhamento com a estratégia municipal.

Ações a desenvolver

  • Apoio no planeamento, desenvolvimento, facilitação, mediação, reporte e avaliação das sessões participativas.

  • Mentoria e acompanhamento da equipa local do projeto ao longo do processo participativo.

  • Preparação de materiais e documentos de apoio às sessões.

Ano:

Início: Outubro de 2024

 
 

Notícias deste projeto

Anterior
Anterior

Faro Solar Design Lab

Próximo
Próximo

Implementação do Plano de Desenvolvimento Social do Algarve