MUNICÍPIO DE ESTARREJA CONTARÁ COM O APOIO DA OFICINA NO PROJETO TRANS LIGHTHOUSES

Fonte da imagem: https://trans-lighthouses.eu/

O Município de Estarreja é um dos parceiros do projeto de cooperação internacional TRANS Lighthouses, e convidou a Oficina para apoiar, a partir do presente mês de outubro, na implementação do processo participativo a desenvolver nesse âmbito.

O TRANS Lighthouses visa compreender os pontos fortes e as limitações na conceção e implementação de soluções baseadas na natureza. Para tal, desenvolve-se a partir de uma rede de “faróis“, localizados em zonas urbanas, rurais, costeiras e florestais nos territórios do consórcio. Os “faróis” são, assim, uma metáfora para um conjunto de disposições e instrumentos de governação local, no âmbito de redes e grupos concertados com múltiplos atores. No âmbito do seu “farol“ rural, o Município de Estarreja pretende dar prioridade às perspetivas dos cidadãos, em diálogos com outros atores territoriais interessados na cocriação de soluções, tendo em vista a proteção e valorização dos recursos naturais do concelho.

A Oficina apoiará o Município no planeamento, facilitação e mediação do processo participativo a desenvolver, colaborando com a equipa local do projeto em todas as fases, desde o desenho do processo, à sua implementação, avaliação e reporte de resultados. Prevê-se, para iniciar, o desenvolvimento de um conjunto de sessões centralizadas e descentralizadas, com o propósito de recolher informação para um diagnóstico territorial através da partilha de conhecimentos e experiências de diferentes intervenientes, desde diversos atores institucionais com competências no território, aos cidadãos das diferentes freguesias do concelho. Esses contributos serão a base para a etapa seguinte, de cocriação, onde serão recolhidas propostas para a resolução dos desafios e necessidades previamente identificadas.

Anterior
Anterior

ARQUENTE DESAFIA A OFICINA PARA DINAMIZAR O “FARO SOLAR DESIGN LAB”

Próximo
Próximo

OFICINA COLABORA COM A AMAL NA IMPLEMENTAÇÃO DO PDS DO ALGARVE