Plano Municipal de Juventude de Almada
Descrição
A Câmara Municipal de Almada (CMA) decidiu elaborar o seu primeiro Plano Municipal de Juventude (PMJ), encarado como um documento estratégico, focado na realidade, expectativas e necessidades dos jovens almadenses.
Pretende-se que este seja um guia orientador para o desenvolvimento de políticas locais para as camadas mais jovens, articulando e integrando dimensões distintas, tais como:
Condições habitacionais,
Estudo, trabalho, rendimento e mobilidade,
Participação cívica e política,
Cultura e lazer,
Atividade física, saúde e bem-estar,
Identidade e valores.
Após um processo de consulta pública, a Oficina é a entidade convidada para colaborar com a CMA na construção deste instrumento de planeamento.
Metodologia
A metodologia proposta prevê as seguintes fases de trabalho:
Elaboração do diagnóstico da juventude almadense. Este basear-se-á (i) na recolha documental, alicerçada em indicadores que permitam compreender as principais tendências; (ii) num amplo processo de ascultação, que inclui a aplicação de um questionário online e a realização de 23 focus groups, estruturados de forma a abranger todo o território e incluir diversos grupos sociais;
Definição das políticas municipais e medidas de juventude, que permitam enfrentar as necessidades e os problemas diagnosticados.