Oficina de Metodologias Participativas na Intervenção Social
Descrição
Ciente da importância cada vez maior da participação, e da consequente necessidade de capacitação das entidades do terceiro setor para o planeamento e desenvolvimento de processos participativos que contribuam para fortalecer iniciativas de intervenção social, a EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) promoveu as “Oficinas Práticas e Conhecimento - Metodologias Participativas em Intervenção Social”, nos Núcleos Distritais de Braga e de Bragança.
A Associação Oficina foi a entidade convidada pela EAPN para planear e ministrar estas ações, destinadas a profissionais autárquicos e de organizações da sociedade civil, tendo as mesmas contribuído para:
Sensibilização sobre a relevância da participação na qualificação das organizações, e dos processos/estratégias de desenvolvimento local e de intervenção social;
Identificação das condições necessárias e dos passos a realizar para o planeamento de processos participativos, e para superar desafios no desenvolvimento dos mesmos;
Capacitação para a aplicação de metodologias e de ferramentas de promoção da participação.
As ações decorreram através de meios telemáticos, num total de 5 horas cada, e envolveram no total mais de 150 profissionais do setor público e privado, que puderam conceptualizar os principais temas relacionados com a participação, conhecer boas práticas participativas a decorrer, e metodologias a aplicar, e refletir conjuntamente sobre os principais desafios alusivos à participação cidadã, cocriando soluções para os superar.
Metodologia
A ação formativa intercalou momentos de exposição de conteúdos de caráter mais teórico, para apoiar a conceptualização acerca dos principais conceitos ligados ao tema da participação, com outros de caráter mais colaborativo, para produção de conhecimento pelo grupo. Pretendeu-se, assim, estimular a participação dos profissionais envolvidos, através da discussão e da partilha de ideias, trazendo para o espaço da Oficina a decorrer a diversidade de experiências e de conhecimentos, assim como as dificuldades e desafios que os profissionais encontram na sua intervenção diária.