Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Social de Grândola
Descrição
Trata-se de uma prestação de serviços de consultoria para a revisão e atualização dos instrumentos de desenvolvimento social do Concelho de Grândola, em particular:
Diagnóstico Social
Plano de Desenvolvimento Social
Plano de Ação para 2021
Sistema de Informação
Programa Rede Social
A Rede Social é um programa que incentiva os organismos do setor público (serviços desconcentrados e autarquias locais), instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social a conjugarem os seus esforços para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza e exclusão e promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.
A Rede Social não é uma prestação ou apoio social. Contudo, o seu trabalho deve permitir uma maior adequação e melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos de um modo geral e, particularmente, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Pretende-se, assim, que a autarquia e os seus parceiros sociais:
Construam uma visão partilhada dos problemas sociais que existem no território
Definam em conjunto objetivos, prioridades, estratégias e ações
Utilizem de forma mais racional os recursos disponíveis
Metodologia
Para alcançar os produtos previstos na consultoria, a OFICINA levará a cabo uma estratégia participada de planeamento, que envolverá os diferentes atores sociais do território. Em traços gerais, visa-se construir um retrato comum da situação social concelhia, que permita identificar prioridades de intervenção. Este trabalho servirá de base para a elaboração do Plano de
Desenvolvimento Social, em que serão inscritos os objetivos e as estratégias de ação para o futuro.
Este processo, cujo objetivo principal é a intervenção para a promoção do desenvolvimento social local, será sujeito a dinâmicas de monitorização e avaliação permanentes, que permitam melhorar continuamente as intervenções e aferir o impacto destas na população.