Aprovado Diagnóstico Social de Grândola

A revisão e atualização dos instrumentos de planeamento social do concelho de Grândola estão atualmente em curso e a cargo da Associação Oficina.

A primeira fase deste trabalho consistiu na elaboração do diagnóstico social, recorrendo à recolha e tratamento de dados de fontes secundárias e primárias, bem como à auscultação dos principais atores com atuação reconhecida no território, de forma a introduzir uma análise e perspetiva mais qualitativa. Para atingir este objetivo organizou-se um fórum temático, no mês de novembro do passado ano,  em que se discutiram vários temas prementes, como o envelhecimento, imigração, saúde mental e organização da Rede Social.

Após a incorporação dos vários elementos emanados do fórum, chegou-se a um conjunto de principais problemáticas sociais no território, tais como: envelhecimento acentuado da população com tendência para o isolamento social e geográfico, aumento da imigração com perfil de sobrevivência, incremento na incidência do desemprego em pessoas acima dos 55 anos, baixa literacia em saúde, elevada predominância de doenças do foro mental, nomeadamente distúrbios de ordem mental e dependência de substâncias aditivas, entre outras.

Uma vez elaborado o documento, este foi enviado a todas as entidades da Rede Social para recolha de sugestões e contributos para melhoria do mesmo. Após a inclusão de todas as recomendações, este foi apresentado e debatido em sede do Conselho Local de Ação Social de Grândola, realizado no passado dia 24 de fevereiro, entre as 14:00 e 16:00 horas. Findo o esclarecimento de dúvidas levantadas por alguns dos participantes, o diagnóstico social foi sujeito a votação, tendo sido aprovado.

Uma vez concluída a primeira fase, segue-se a elaboração do Plano de Desenvolvimento Social do concelho, algo que se encontra atualmente em curso.

Anterior
Anterior

Oficina dinamiza Fóruns Temáticos para a Rede Social de Lagos

Próximo
Próximo

Plano de Ação de 2023 da Rede Social de Olhão foi aprovado