Oficina dinamiza Fóruns Temáticos para a Rede Social de Lagos

No âmbito da revisão e atualização dos instrumentos de planeamento social do concelho de Lagos, a cargo da Associação Oficina, nomeadamente na primeira fase deste trabalho, ou seja, elaboração do diagnóstico social, procedeu-se à dinamização de quatro fóruns temáticos. Estes têm como finalidade suplementar a componente de análise estatística e documental, através de uma abordagem participativa. Os temas debatidos centraram-se nas problemáticas da demografia, habitação, saúde e saúde mental e a própria Rede Social.

A metodologia adotada para as sessões, contou com dois momentos distintos, um primeiro, para apresentação de alguns indicadores estatísticos que sumarizam as principais tendências, e um segundo, para discussão, debate e partilha entre os participantes. No entanto, para o debate sobre a Rede Social, optou-se por um formato diferente, ou seja, uma reflexão inicial feita individualmente, em torno das potencialidades, fragilidades e propostas de melhoria e posterior partilha e ponderação em grupo.

No dia 9 de fevereiro, as entidades reuniram-se, de forma presencial, para discutir os temas da demografia e habitação, enquanto no dia 15 do mesmo mês foi a vez da saúde e saúde mental e da Rede Social.
Destaca-se a diversidade da participação ao nível das instituições parceiras da Rede Social de Lagos, que contribuíram com olhares e perceções diferenciados sobre as problemáticas do território.

Anterior
Anterior

‘Melhora o Teu Bairro! - ‘Orçamento Participativo em Bairro Municipal’

Próximo
Próximo

Aprovado Diagnóstico Social de Grândola