Tavira Envolve a Comunidade no Combate às Alterações Climáticas

O Município de Tavira, em parceria com a Oficina, está a desenvolver o projeto “Tavira + Neutra”. Este tem, entre outros objetivos, a ambição de promover um amplo processo de participação pública para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC).

O PMAC é um instrumento estratégico, focado em definir o diagnóstico atual e os desafios que se colocam ao território, bem como elencar medidas de adaptação às alterações climáticas e de mitigação das emissões de gases com efeito de estufa, assegurando o necessário alinhamento com os instrumentos de política regional e nacional, bem como os compromissos de Portugal a nível internacional.

No âmbito do "Tavira + Neutra" foram realizados, até ao momento, dez sessões de participação comunitária com dois tipos de públicos: i) grupos tradicionalmente sub-representados, em particular a população rural, as comunidades ribeirinhas, as gerações futuras, os seniores, as comunidades estrangeiras e os moradores em habitações públicas municipais; ii) grupos estratégicos, em concreto os agentes económicos dos setores primário, secundário e terciário, bem como do terceiro setor.
Destes encontros resultaram visões distintas, mas igualmente complementares, relativamente às formas como cada grupo enfrenta na atualidade os impactos das alterações climáticas, bem como as medidas que considera necessárias para fazer face a este fenómeno no futuro.  

Adicionalmente foi organizado um encontro público, aberto a todas as pessoas interessadas, o qual contou com uma significativa adesão da comunidade. Deste emergiram, igualmente, inúmeros contributos para o PMAC, seja na componente de diagnóstico – que permite ler as tendências atuais – seja na parte relativa às medidas a propor.

Este trabalho pretende não apenas sensibilizar a população sobre a importância da sustentabilidade ambiental, mas também garantir que as medidas a adotar sejam inclusivas e eficazes, refletindo as reais necessidades da população, das instituições e das empresas.

Entre as ações previstas no projeto “Tavira + Neutra” merece também destaque a criação do Conselho Municipal de Cidadania e Ação Climática (CMCAC), o primeiro no país a assumir esta designação, sendo este entendido como um espaço e um órgão de diálogo entre a autarquia, os cidadãos e as entidades coletivas sobre os temas em apreço. 
O projeto Tavira + Neutro é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, ao abrigo do Programa ​Ação Climática e Participação Pública.

Anterior
Anterior

OFICINA E OBSERVAOP ASSINAM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

Próximo
Próximo

Oficina Ajuda a Recuperar a Festa dos Santos Populares na Urmeira