Oficina Ajuda a Recuperar a Festa dos Santos Populares na Urmeira

No âmbito da edição de 2023 da iniciativa Urmeira Decide, os moradores do Bairro de São José elegeram a realização de festas e convívios populares como o projeto vencedor. Dando sequência à execução do mesmo, a Câmara Municipal de Odivelas e a Oficina organizaram, em conjunto com os Urmeirenses, a Festa dos Santos Populares.

Esta teve lugar no passado dia 28 de Junho, no Pavilhão Desportivo de Santa Maria da Urmeira.

O evento contou com a presença de cerca de quatro centenas de moradores, de membros da edilidade, nomeadamente o Presidente Hugo Martins, a Vereadora da Igualdade e Cidadania, Susana Santos, o Presidente da União das Freguesias de Pontinha Famões, Jorge Nunes e da Vogal da Ação Social, Seniores e Longevidade, Voluntariado, Economia Social, Saúde e Bem-estar Olga Santos, do Presidente da Direção da Oficina, Nelson Dias, e de diversos dirigentes desportivos, entre outros.
O processo desenvolveu-se ao longo de vários meses e contou com a enorme adesão dos moradores, que para além de decidirem este projeto, tiveram um papel preponderante na execução do mesmo, tendo feito parte da organização da Festa, nos meses que a antecederam, bem como no dia do evento.

A Festa dos Populares da Urmeira é um exemplo muito concreto da importância das metodologias de participação como forma de mobilizar as pessoas para ações capazes de gerar sentido comunitário e transformar realidades no curto prazo. A comunidade envolveu-se, criou e o resultado não poderia ser melhor. A Marcha da Urmeira, a única atualmente existente no Município de Odivelas, foi reativada e foi, sem dúvida, o ponto alto das festividades, constituindo um incontornável marco no seio da comunidade. Moradores de todas as idades interagiram num diálogo intergeracional, que criará, seguramente, memórias em todos.

A Festa dos Santos Populares contou igualmente com o incontornável momento de Fado, com a presença de músicos com forte ligação à Urmeira, tendo sido extremamente apreciado pelos moradores e no qual os mesmos tiveram oportunidade de mostrar os seus dotes musicais.
Esta é uma ação desenvolvida no âmbito da Operação Integrada Local de Odivelas, ao abrigo do Programa “Comunidades em Ação”, o qual conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Anterior
Anterior

Tavira Envolve a Comunidade no Combate às Alterações Climáticas

Próximo
Próximo

Orçamento Participativo de Matosinhos Superou Todas as Expectativas