Orçamento Participativo de Matosinhos Superou Todas as Expectativas

Decorreram na passada semana os quatro Conselhos de Cidadãos do Orçamento Participativo de Matosinhos, um por União de Freguesias.

Os espaços escolhidos para o efeito, em S. Mamede de Infesta, Guifões, Lavra e Matosinhos, registaram uma fortíssima presença de munícipes, de todas as idades, empenhados em conhecer melhor a iniciativa e apresentar as ideias que têm para a comunidade. A adesão superou todas as expectativas.   

Esta primeira edição do processo conta com uma dotação global de 200 mil euros, distribuídos de igual forma pelas quatro Uniões de Freguesias, o que corresponde a 50 mil euros por território.
Depois de abertura de cada Conselho de Cidadãos, no âmbito das quais se procurou explicitar as principais orientações e regras do Orçamento Participativo, os participantes foram convidados a debater e formular as suas ideias em pequenos grupos de trabalho. Estes foram momentos de enorme riqueza cívica, quer permitiram, em muitas situações, a construção coletiva de propostas entre pessoas que não se conheciam, mas que partilham preocupações comuns em relação às respectivas comunidades.

Destes grupos emergiram cerca de cinco dezenas de propostas. Depois de apresentadas em plenário e devidamente ponderadas pelos participantes de cada Conselho de Cidadãos, estes decidiram aprovar 24 investimentos, os quais seguem para a fase seguinte do processo, no âmbito da qual serão sujeitos a uma análise técnica de viabilidade por parte dos serviços municipais.

Depois de devidamente avaliadas, as propostas que respeitem todos os critérios serão transformadas em projetos e estes colocados em votação pública, para que dessa forma todos os munícipes interessados possam ajudar a definir os vencedores em cada União de Freguesias.  
Dos quatro Conselhos de Cidadãos resultaram propostas em áreas muito diversas, como sejam a requalificação de espaços públicos, a criação áreas de lazer e de hortas urbanas, bem como de equipamentos culturais, sociais e desportivos, a promoção de projetos educativos e de proximidade, o reforço da segurança e a melhoria da mobilidade, entre outras.

O Orçamento Participativo de Matosinhos é uma iniciativa do Município, que conta com a consultoria da Oficina na capacitação da equipa da Autarquia e na dinamização dos Conselhos de Cidadãos.
Mais informações disponíveis no endereço https://op.cm-matosinhos.pt

Anterior
Anterior

Oficina Ajuda a Recuperar a Festa dos Santos Populares na Urmeira

Próximo
Próximo

Residência Artística Une Arte, Comunidade e Participação