OFICINA E OBSERVAOP ASSINAM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO
Dando sequência a algumas ações mais pontuais, desenvolvidas ao longo do último ano, a Oficina e o Observatório dos Orçamentos Participativos do Brasil decidiram formalizar um protocolo de colaboração.
As duas entidades consideram ser de interesse mútuo promover a cooperação técnica, científica e humana entre ambos os países, pelo que decidiram apostar numa agenda conjunta, pautada por quatro eixos de ação.
Esses incluem a criação de projetos partilhados, com suporte financeiro internacional, que permitam dar resposta a necessidades sentidas por ambas as entidades.
O intercâmbio de experiências e a formação sobre metodologias e ferramentas de participação pública é outro dos eixos de ação previstos.
As duas entidades entendem que é igualmente relevante colaborarem na mediação de relações de cooperação entre governos locais, regionais e nacionais de Portugal e Brasil, de forma a facilitar o intercâmbio de técnicos e servidores públicos.
Adicionalmente, a Oficina e o ObservaOP entendem que é estratégica a colaboração mútua ao nível da produção de conhecimento sobre os Orçamentos Participativos, razão pela qual passarão a contribuir de perto para a elaboração de artigos e documentos conjuntos, entre os quais o Atlas Mundial.