INSTRUMENTOS DE PLANEAMENTO DA REDE SOCIAL DE OLHÃO FORAM RECENTEMENTE APROVADOS
A Associação Oficina foi uma vez mais convidada pelo Município de Olhão para atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social para o período de 2024 a 2028, algo que já tinha sido feito anteriormente, nomeadamente de 2020 a 2023.
A primeira fase deste trabalho incidiu sobre a atualização do Diagnóstico Social, tendo incorporado os mais recentes resultados dos Censos de 2021, bem como, algumas novidades, como um aprofundamento do diagnóstico do fenómeno da pobreza infantil em Olhão, uma necessidade face à constituição do Núcleo Local de Garantia Para a Infância, e uma abordagem ao tema da sustentabilidade ambiental. Realizaram-se também fóruns temáticos, para auscultação das entidades sobre as principais conclusões que emanaram da análise estatística e documental. Este documento foi aprovado no dia 8 de agosto de 2024.
Na segunda fase, passou-se à construção do Plano de Desenvolvimento Social (PDS) para o período que decorre de 2024 a 2028, que contempla nove eixos de intervenção, 36 objetivos e 93 medidas. Construiu-se também o primeiro Plano de Ação para operacionalização do referido PDS, referente ao quarto trimestre de 2024 e ao ano de 2025, com a descrição das ações a desenvolver, as entidades responsáveis e parceiras, os indicadores para a monitorização, as metas a alcançar e o cronograma. Ambos os documentos foram aprovados a 25 de outubro de 2024.
Este importante exercício de planeamento, com a realização de um levantamento exaustivo, por um lado, dos problemas e necessidades da população olhanense, e por outro, dos recursos, equipamentos, serviços e projetos que já existem, demonstra o elevado nível de compromisso coletivo evidenciado pelas entidades parceiras da Rede Social, bem como a sua importância na construção de uma comunidade mais coesa, inclusiva e resiliente.