ATLAS MUNDIAL DOS ORÇAMENTOS PARTICIPATIVOS VAI TER NOVA EDIÇÃO

As duas primeiras edições do Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos foram um êxito total. Evidência desse resultado são os mais de 12.000 downloads registados, efetuados por pessoas oriundas de todos os continentes. Esses continuam, aliás, a acontecer diariamente, o que demonstra o enorme interesse por esta publicação.

Graças a este trabalho foi possível, entre outras coisas: i) criar uma rede de mais de 100 autores que trabalham nesta temática, ii) mapear as experiências de Orçamento Participativo em mais de 70 países; iii) identificar e analisar as legislações nacionais sobre OP que existem no mundo; iv) realizar uma análise das dinâmicas regionais e continentais destes processos; v) identificar algumas das inovações mais relevantes no âmbito destas iniciativas em todo o mundo.

Os resultados alcançados são uma motivação para continuarmos a trabalhar, pelo que estamos neste momento a preparar a terceira edição do Atlas. Esta será repleta de surpresas, com novos temas e mais países do que os incluídos nas publicações transatas.

A colaboração com o Atlas está aberta a todas as pessoas e organizações, de qualquer região do planeta, e pode ser realizada de duas formas:

  • ser autor responsável pela recolha de dados em países que não integraram as edições anteriores do Atlas. Consulte a publicação e veja se o seu país ainda não faz parte do mapa dos Orçamentos Participativos no Mundo;

  • patrocinar o projeto com recursos necessários para suportar os custos. O Atlas resulta do trabalho voluntário e da generosidade de muitas pessoas, acrescentando o facto da publicação ser totalmente gratuita.

Atendendo ao último ponto, foi concebida uma política de patrocínios que visa recolher os apoios necessários para conseguirmos suportar os seguintes custos: edição gráfica e produção do Atlas em pelo menos dois idiomas; tradução de textos; manutenção da página web (atualmente em fase de renovação).

A política de patrocínios prevê os seguintes quatro níveis: prata, ouro, platina e diamante. Estes são explicados de seguida.

Serão aceites patrocínios de pessoas, instituições/organizações locais, regionais, nacionais e internacionais, bem como de projetos e redes. O Atlas é uma publicação assente nos valores da democracia participativa, da solidariedade internacional e da produção de conhecimento independente, pelo que a organização se reserva o direito de não aceitar patrocínios de pessoas e entidades cuja natureza seja claramente conflituante com esses. 

Os interessados em colaborar connosco – autores e patrocinadores – devem entrar em contacto com a Associação Oficina, proprietária do Atlas. A Oficina é uma entidade sem fins lucrativos, sedeada e legalmente registada em Portugal, país membro da União Europeia.

Contacto: atlas@oficina.org.pt



Anterior
Anterior

WORLD ATLAS OF PARTICIPATORY BUDGETING WILL HAVE A NEW EDITION

Próximo
Próximo

INSTRUMENTOS DE PLANEAMENTO DA REDE SOCIAL DE OLHÃO FORAM RECENTEMENTE APROVADOS