Bairros de Quarteira apresentaram propostas
O projeto Quarteira Decide realizou uma nova ronda de sessões públicas nos bairros do IGAPHE, da Checul e da Abelheira/ Amendoeira, desta vez para que as moradoras e os moradores pudessem apresentar as propostas que anseiam ver realizadas.
Os encontros mobilizaram cerca de 120 participantes e resultaram em 25 propostas. Estas serão analisadas, durante as próximas semanas, pelas entidades parceiras, no sentido de compreender a sua viabilidade, ou seja, verificar se cumprem os requisitos necessários.
Conforme recordado durante as sessões, pelo coordenador do projeto, as ideias têm de ser i) apresentadas por pessoas que residem nos bairros; ii) destinadas aos bairros implicados no projeto; iii) executáveis com o valor máximo de 5 mil euros. Foi igualmente exposto, desde o arranque deste trabalho, que o orçamento previsto para cada território tem de ser investido na comunidade, estando, por isso, excluída a possibilidade de o atribuir a título de apoio aos autores das propostas.
As ideias que cumprirem os critérios estabelecidos passarão à fase seguinte, sendo colocadas em votação. As restantes terão de ser recusadas.
Terminada a análise, a coordenação do projeto realizará uma votação em cada bairro, com boletins de voto e urnas fechadas, para que as moradoras e os moradores possam exercer o seu direito e decidir os investimentos que serão concretizados até ao final do presente ano.
O projeto Quarteira Decide conta com o apoio da incubadora alemã Civic Europe e é promovido por uma parceria composta pela Associação Oficina, a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Akredita em Ti.