Projeto PHOENIX foi aprovado

A parceria do projeto PHOENIX, da qual a Oficina faz parte, informa que esse foi oficialmente aprovado. Será financiado no quadro da investigação e inovação Horizon 2020, da Comissão Europeia, no âmbito da linha referente às capacidades europeias para a deliberação e participação das cidadãs e dos cidadãos no European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu). Foram apresentadas 53 candidaturas, mas apenas duas serão alvo de financiamento por parte das instituições comunitárias. 
O projeto tem como finalidade lidar com a capacidade de moldar processos participativos, deliberativos, significativos e substantivos, através dos quais as cidadãs e os cidadãos podem ser envolvidas(os) no debate de políticas relacionadas com o European Green Deal
PHOENIX é o acrónimo de Participation in HOlistic ENvironmental/Ecological Innovations e emerge do desejo de propor um novo começo para os processos participativos e deliberativos, depois de um período de forte crise pandémica, capaz de refletir um incremento substantivo no investimento público dirigido ao envolvimento das cidadãs e dos cidadãos no Pacto Ecológico Europeu, tal como exposto nos documentos "O Estado da União 2020" e "Plano de Acção para a Democracia Europeia".
O título reflete também uma âncora narrativa para a ideia de uma "ressurreição" (mais e mais resiliente) das cinzas de uma tragédia partilhada, através da imagem de uma indestrutível e vibrante ave mitológica, que surge em voo, elevando a aposta partilhada e consensual num futuro mais verde.
O projeto será coordenado pelo CES e terá a duração de aproximadamente 4 anos e 15 instituições parceiras provenientes de 10 países europeus, nomeadamente Portugal, Itália, França, Bélgica, Espanha, Reino Unido, Hungria, Holanda, Estónia e Islândia.  

Anterior
Anterior

“Fora da Caixa” venceu a 6ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação

Próximo
Próximo

Bairros de Quarteira apresentaram propostas