Estratégia Local de Habitação de São Brás de Alportel

Descrição
O Conselho de Ministro deliberou, através da Resolução n.º 50-A/2018, de 2 de maio, a necessidade de estabelecer o sentido estratégico, os objetivos e os instrumentos de atuação para uma Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH).

Esta tem por missão, entre outros elementos:

  • Garantir o acesso de todos a uma habitação adequada, entendida no sentido amplo de habitat e orientada para as pessoas, passando por um alargamento significativo do âmbito de beneficiários e da dimensão do parque habitacional com apoio público;

  • Criar as condições para que tanto a reabilitação do edificado como a reabilitação urbana passem de exceção a regra e se tornem nas formas de intervenção predominantes, tanto ao nível dos edifícios como das áreas urbanas.

ORÇAMENTOS PARTICIPATIVOS NA UCRÂNIA - PASSADO E PRESENTE

  • Leonid Donos, Associação para o Desenvolvimento Participativo Comunitário; 

  • Polina Chernykh, Orçamento Participativo de Severodoneck;

  • Evhen Perevezentsev, Orçamento Participativo de Kremenchuk;

  • Serhiy Karelin, Coordenador de Projetos de democracia eletrónica.

 

Neste âmbito foram adotados diferentes instrumentos de política, entre os quais o 1º Direito - Programa Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. Este visa garantir as condições de acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada.

Em consonância com o papel imprescindível que a NGPH reconhece aos municípios na sua implementação, cabe-lhes no âmbito do Programa 1.º Direito efetuar o diagnóstico das situações habitacionais indignas existentes nos respetivos territórios e, em conformidade, elaborar as Estratégias Locais de Habitação que enquadram todos os apoios financeiros a conceder nos seus territórios no âmbito deste programa.

Neste âmbito, o projeto em apreço prevê a prestação de serviços de consultoria de apoio à elaboração da Estratégia Local de Habitação de São Brás de Alportel (Câmara Municipal de São Brás de Alportel). Este trabalho engloba a realização das seguintes ações:

  • elaboração do diagnóstico global atualizado das carências habitacionais existentes; 

  • definição das soluções habitacionais a desenvolver por parte do Município, de outras entidades e de beneficiários diretos;

  • programação das soluções habitacionais para o período de 6 anos; 

  • definição da ordem de prioridade das soluções habitacionais a promover; 

  • demonstração do enquadramento da estratégia local de habitação nos princípios do programa 1.º Direito.


Anos
2021

Anterior
Anterior

Regulamento Municipal de Habitação de Lagos

Próximo
Próximo

5º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos