Vânia Martins
Licenciada em Educação e Intervenção Comunitária em 2008, e Mestre em Educação Social desde 2013, pela Universidade do Algarve.
Ligada ao meio académico no início de carreira, colaborou até 2010 como docente no curso de Educação Social da Universidade do Algarve e como investigadora, tendo regressado à academia anos depois, em 2022, para integrar o corpo docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais a tempo parcial, na mesma universidade, até hoje.
Sempre teve afinidade e proximidade com o mundo associativo e com metodologias participativas e de educação não formal, envolvendo-se em alguns projetos de voluntariado e de intervenção social junto de grupos vulneráveis, em associações e IPSS da região do Algarve.
Em 2013, durante dez anos, integrou a equipa da Associação In Loco, tendo aí trabalhando em projetos de desenvolvimento local, educação e sustentabilidade, e promovendo o envolvimento de uma multiplicidade de atores locais em processos colaborativos, de cocriação e de codecisão. Coordenou iniciativas de qualificação do terceiro setor, nomeadamente apoiando associações e IPSS portuguesas ao nível do planeamento estratégico organizacional, e da avaliação externa de projetos, muitas delas ao abrigo do Programa Cidadãos Ativos, suportado pelo mecanismo financeiro EEA Grants.
Foi elemento da equipa de consultoria para a implementação de Orçamentos Participativos de alguns municípios portugueses, e consultora no desenho e facilitação de processos participativos para elaboração de diagnósticos, de planos estratégicos e de cartas, nas áreas social, cultural e educativa, em concelhos da região do Algarve. Destaca-se a integração na equipa da facilitadores responsável pela concepção dos processos de participação pública para elaboração do Plano Estratégico para a Cultura de Faro, e para a candidatura do Município de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.
Integra a Associação Oficina desde janeiro de 2024, enquanto gestora de projetos em matérias de cidadania e de participação pública. Aí tem colaborado na concepção de ferramentas de participação, de guias metodológicos e de outras publicações, assim como na implementação de processos participativos, e na elaboração de diagnósticos, de planos estratégicos, de cartas, e de outros instrumentos de planeamento estratégico territorial.