Nelson Dias
Licenciado em Sociologia e Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento, ambos pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Título de Especialista atribuído pelas Escolas Superiores de Educação de Coimbra, Guarda e Santarém.
Tem desempenhado funções de consultor para a conceção, implementação e avaliação de processos participativos, trabalhando com mais de três dezenas de autarquias, com os Governos de Portugal, Brasil e Cabo Verde, com as Nações Unidas e com o Banco Mundial, este último com intervenções diretas em Moçambique, México e Federação Russa.
Tem sido convidado a proferir conferências e outras apresentações públicas, alusivas ao tema da democracia participativa, em cerca de 60 países.
Foi consultor da Associação Nacional de Municípios de Moçambique para a conceção da Estratégia Nacional de Governação Municipal Participativa, em 2017.
Em Portugal, foi responsável pela criação da Rede de Autarquias Participativas, em 2014, mantendo-se como seu coordenador até à atualidade. Neste âmbito, é autor do "Índice de Qualidade dos Orçamentos Participativos", do "Participa Mais - Dez Passos para a Criação de Sistemas de Participação", do Jogo "Quem Participa?".
Consultor do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. para a elaboração das Linhas Estratégicas para a Promoção da Participação Jovem em Portugal.
Consultor da Comunidade Intermunicipal do Algarve para criação da Estratégia de Qualificação Profissional dos dezasseis municípios da região para o período de 2021 a 2023.
Foi consultor do Governo Federal do Brasil para a conceção de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Cidades de Médias Dimensão.
Consultor de diferentes municípios em processos de planeamento social e territorial (Planos Estratégicos, Cartas Sociais, Cartas Educativas, Estratégias Locais de Habitação, etc.).
É docente convidado da Escola Superior de Educação de Coimbra, desde 2009, responsável por lecionar as Unidades Curriculares de “Seminário de Projeto” e “Planeamento e Organização de Projetos”, do Mestrado de Educação de Adultos e Desenvolvimento Local e do Mestrado de Educação e Lazer.
É membro fundador da Associação Oficina, entidade do terceiro setor dedicada aos temas da democracia participativa e do planeamento e avaliação de políticas públicas.
É autor e coordenador de diversos livros, entre os quais se destacam Esperança Democrática – Orçamentos Participativos no Mundo, Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos e Vinte anos de Orçamentos Participativos em Portugal.