Operação Integrada Local arranca em Odivelas

A convite do Município de Odivelas, a Oficina integra a parceria promotora desta Operação, com a responsabilidade de executar um vasto conjunto de ações.
 
A Operação Integrada Local Odivelas localiza-se na União de Freguesias de Pontinha e Famões e abrange as comunidades do Bairro do Olival do Pancas e da Urmeira. Estas concentram vulnerabilidades sociais, económicas, urbanísticas, ambientais e de cidadania que as colocam num contexto de marginalização e de incapacidade para romper com os ciclos de pobreza e de exclusão.
Nestes territórios, de características sociais e urbanísticas heterogéneas, vivem cerca de 5.200 pessoas, as quais serão as beneficiárias diretas das ações a implementar. Estas estão estruturadas em sete eixos temáticos: 1. ‘Ambiente e valorização do espaço público’; 2. ‘Cultura e criatividade’; 3. ‘Educação’; 4. ‘Cidadania e empoderamento de comunidades’; 5. ‘Emprego de economia local’; 6. ‘Saúde’ e; 7. ‘Social’.
De forma a articular os propósitos específicos de cada eixo e responder às necessidades da população, a Operação prevê a execução de treze projetos, com uma dotação global de 6,6 milhões de euros, dos quais 4,4 se destinam a investimentos físicos e 2,1 a ações imateriais.  
A Oficina foi convidada pelo Município de Odivelas para apoiar a monitorização global da Operação, coordenar a componente imaterial da intervenção e apoiar a ação dos restantes parceiros.
Este trabalho insere-se no âmbito do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas, da Área Metropolitana de Lisboa, e conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, com um investimento global de 121,5 milhões de euros, que servirá de suporte à execução de 31 operações integradas locais. 

Anterior
Anterior

Oficina abre escritório na Área Metropolitana de Lisboa

Próximo
Próximo

Oficina recebe investigadoras de Universidades Japonesas