Nasceu o Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos
O Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos foi apresentado publicamente no passado dia 17 de outubro de 2019, no âmbito da Academia de Cidadania Inteligente, na Nova SBE, em Cascais. Este representa a mais vasta compilação de dados até hoje realizada sobre a situação dos Orçamentos Participativos no Mundo. Nas 191 páginas do livro, os leitores poderão encontrar muitos motivos de interesse, dados inéditos e resultados surpreendentes.
De acordo com os dados recolhidos, estima-se que existam no mundo entre 11.690 a 11.825 experiências de OP. Na Europa, é onde se concentra o maior número de iniciativas, entre 4577 a 4676. Foram ainda identificados 7 processos de OP de âmbito nacional.
De forma a tornar o projeto mais rico, recorreu-se à inclusão dos dados provenientes de alguns índices, nomeadamente, “Índice de Democracia”, “Índice de Perceção da Corrupção”, “Índice de Desenvolvimento Humano” e “Índice Mundial da Felicidade”, todos referentes ao ano de 2018.
O Atlas é fruto do trabalho colaborativo e da enorme generosidade de 76 autores, de todos os continentes, que voluntariamente se disponibilizaram para colectar e analisar informações que permitem compreender a realidade destas iniciativas em quadrantes muito diversos.
A publicação foi apoiada pela Câmara Municipal de Cascais e a edição gráfica ficou a cargo da Epopeia Records.
O livro está disponível para download em https://www.oficina.org.pt/ e https://participa.cascais.pt/.