Moradores da Checul recebem Mapa do Bairro

A criação de um mapa do bairro é o projeto vencedor do orçamento participativo na Checul. Este surge para responder a um problema sentido pelos moradores, que em situações de emergência têm dificuldades em comunicar às autoridades a localização exata das respetivas habitações. 

A Checul é um bairro resultante de uma cooperativa de habitação, com o mesmo nome, que deu origem a uma área residencial no coração da cidade de Quarteira, composta por 170 residências térreas e cerca de 650 habitantes. 
Fruto de um processo faseado de autoconstrução e de um planeamento pouco cuidado, o bairro apresenta uma distribuição territorial pouco comum, marcada por ruas estreitas e casas com disposições diferenciadas, segundo as quais se torna, por vezes, complexo localizar as portas principais e as traseiras dos respetivos quintais.  
Segundo foi expresso pela população, uma boa parte da qual envelhecida, são comuns as situações em que as autoridades de saúde, proteção civil ou segurança evidenciam dificuldades em localizar as casas quando são chamadas ao bairro, ficando perdidas nos acessos estreitos e irregulares desta malha urbana. O problema toma proporções mais preocupantes quando se trata de uma emergência, como é o caso de um paciente que aguarda a chegada de uma ambulância. 
Perante este contexto, reunidos em torno do processo de orçamento participativo dedicado ao bairro, com a dotação global de 5 mil euros, os moradores decidiram, em votação pública, que o projeto vencedor seria a criação de um mapa do bairro e que este deveria discriminar a localização das ruas e dos números das portas. 
O mapa foi criado e ontem foi dia de o distribuir porta-a-porta, no Bairro da Checul. Este identifica detalhadamente as ruas, as casas e os respetivos números das portas. Disponibiliza ainda alguns contactos relevantes para a população. O mesmo será entregue às autoridades locais, como os bombeiros e as forças de segurança, para que o possam colocar nas viaturas que cobrem a área, garantindo desta forma maior eficácia e rapidez no auxílio à população.  
Sendo que a verba afeta à elaboração do mapa não esgota o valor atribuído ao bairro, no âmbito do orçamento participativo, a organização está a tratar da implementação do segundo projeto mais votado, nomeadamente a criação de uma área de lazer, com bancos e máquinas de exercício físico ao ar livre. 
A Checul é um dos quatro bairros envolvidos no projeto  Quarteira Decide, coordenado pela Associação Oficina e que conta com a parceria e o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira. Fazem ainda parte desta iniciativa a Associação Akredita em Ti e o Município de Loulé.  O projeto é financiado pela incumbadora social alemã Civic Europe.

Anterior
Anterior

Pandemia travou e virtualizou Orçamentos Participativos no mundo

Próximo
Próximo

Parceiros "Inova Juntos" reuniram em Lisboa