Já são conhecidos os primeiros quatro municípios brasileiros a entrar na cooperação com Portugal

Cidade de Santarém, Pará, Brasil

Os quatro selecionados para o InovaJuntos - projeto que visa fomentar a inovação nas políticas públicas, através da troca de experiências e aprendizagens entre os selecionados -, foram conhecidos na passada quarta-feira, dia 17 de março. Os selecionados são:

  • No cluster 1 - Desenvolvimento e Inovação - Município de Santarém, no Pará. preenchendo também a vaga da região Norte;

  • No cluster 02 - Desenvolvimento Territorial e Consórcios - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), preenchendo a vaga da região Sul.

  • No cluster 03 – Cidades Verdes e Mudanças Climáticas - Município de Feliz Deserto, em Alagoas, preenchendo a vaga da região Nordeste;

  • No cluster 04 - Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social - Município de Goiás, que leva o mesmo nome do Estado, preenchendo também a vaga da região Centro-Oeste.


Considerando a qualidade técnica das candidaturas apresentadas, a mobilização dos Municípios e das equipas técnicas, o comitê de avaliação decidiu conceder menção honrosa aos demais inscritos e os seguintes benefícios durante a execução das atividades do projeto:

  • Acesso a todas as reuniões de cunho técnico para troca de informações quanto aos processos de inovação nos diferentes clusters temáticos, através da plataforma UniverCidades - www.univercidades.org.br;

  • Registo em vídeo dos exemplos de sucesso das candidaturas, que ficarão disponíveis online e no Espaço de Inovação, a ser estabelecido no Palácio dos Municípios Paulo Ziulkoski, em Brasília/DF;

  • Disponibilização da equipa técnica da CNM para apoiar os Municípios nos problemas técnicos identificados durante as entrevistas.


Foram recebidas 47 candidaturas. O comitê de avaliação fez todas as entrevistas de forma remota. Para a classificação, foram levados em consideração oito critérios como: relação com o cluster temático; caráter inovador; relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana; metodologia de monitorização e avaliação; meios de informação e comunicação; resultados e impactos; capacidade de adaptabilidade e replicabilidade; e relação com os valores transversais do projeto.

O processo de seleção para a segunda fase está previsto para o segundo semestre deste ano, com a abertura de dois novos momentos: para selecionar 16 Municípios e/ou consórcios públicos brasileiros e oito Municípios latino-americanos. 
Acesse aqui o Relatório da fase de entrevistas e das candidaturas selecionadas para a Fase 01.
Acesse aqui o Relatório de análise das candidaturas recebidas para a fase 01 do projeto Inovajuntos e divulgação dos classificados para a segunda etapa.

Anterior
Anterior

Bairro do Igaphe começou a participar

Próximo
Próximo

Jovens de Quarteira querem mudar os seus bairros