Bairro do Igaphe começou a participar

No último sábado, dia 17 de abril, o Projeto  QUARTEIRA DECIDE , coordenado pela Associação Oficina, em parceira com a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Juvenil Akredita Em Ti, promoveu uma sessão de informação no Bairro do IGHAPE.
Através de uma metodologia de Orçamento Participativo, as moradoras e os moradores deste bairro vão poder apresentar, debater, decidir e implementar o projeto que consideram mais importante e relevante para a comunidade, até ao valor de cinco mil euros.
A iniciativa foi apresentada por Naína Andrade, tutora do Orçamento Participativo e residente no bairro. Esta apresentou os objetivos do projeto e as diferentes fases que estão previstas.
O Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, deu conta que este trabalho se insere numa estratégia que visa tornar Quarteira cada vez mais  participativa, onde todos têm uma palavra a dizer. O autarca aproveitou também a ocasião para referir que a gestão do bairro pertence ao IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, localizado em Lisboa, longe da realidade local, o que torna mais difícil a realização de intervenções no edificado e nas habitações. 
Nelson Dias, coordenador do projeto, esclareceu as cerca de cinquenta pessoas presentes que a equipa voltará ao bairro no dia 15 de maio para a realização de uma nova sessão, sendo essa destinada à apresentação e debate de propostas por parte das moradoras e dos moradores. Estas e estes têm assim cerca de quatro semanas para pensarem nos projetos que ambicionam e para se organizarem da melhor forma. 
O Projeto Quarteira Decide inclui também os bairros da Checul e da Abelheira/Amendoeira, também estes com uma dotação respetiva de cinco mil euros. 

Anterior
Anterior

Bairro da Checul vai ter Orçamento Participativo

Próximo
Próximo

Já são conhecidos os primeiros quatro municípios brasileiros a entrar na cooperação com Portugal