IPDJ e oficina vão elaborar estratégia de Participação Jovem

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) convidou a Oficina para a elaborar as linhas estratégicas para a promoção da participação jovem em Portugal.  
 
O declínio demográfico, o despovoamento do interior e o envelhecimento da população, bem como as incertezas face ao futuro em virtude da globalização, das alterações climáticas, das mudanças tecnológicas, do populismo, da discriminação e das notícias falsas, são algumas das razões que levaram o IPDJ a considerar necessário o reforço das políticas públicas promotoras da participação dos jovens.
Esses encontram-se tradicionalmente sub-representados nos processos de tomada de decisão que os afetam, embora o seu envolvimento seja indispensável para uma democracia pluralista, mais participativa, que seja capaz de potenciar o envolvimento da sociedade civil jovem.
Focado nestes propósitos, o IPDJ convidou a Oficina para conceber esta estratégia. O trabalho a desenvolver implica, entre outras ações, uma leitura crítica das políticas nacionais e europeias de promoção da participação jovem; uma ampla auscultação de entidades e atores-chave, entre os quais os próprios jovens; uma pesquisa das melhores práticas internacionais; uma revisão crítica de alguns dos programas do Instituto atualmente em funcionamento; a definição de novos programas e medidas que permitam reforçar a participação jovem no país. 
Para mais informações consultar aqui.

Anterior
Anterior

Foi eleita a nova Presidência da Rede de Autarquias Participativas

Próximo
Próximo

Pandemia travou e virtualizou Orçamentos Participativos no mundo