Conheça as entidades portuguesas selecionadas para a cooperação com o Brasil

Decorreu entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021 um concurso para a seleção de 12 entidades portuguesas que vão integrar um processo de cooperação com municípios do Brasil e de outros países da América Latina.
Este trabalho insere-se no âmbito do projeto "Inova Juntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade", que visa fortalecer o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras, portuguesas e latino-americanas, bem como da inovação público-privada, segundo quatro clusters temáticos i) desenvolvimento económico; ii) desenvolvimento regional e consórcios; iii) cidades verdes e mudanças climáticas; iv) espaços inclusivos de inovação cultural e social.
Os interessados tiveram de responder a um exigente formulário de candidatura, no âmbito do qual evidenciaram as suas boas práticas. Seguiu-se uma fase de entrevistas, através de videoconferência, tendo estas sido conduzidas pelo júri, composto pela Confederação Municipal de Municípios (CNM), do Brasil, pelo Centro de Estudos Sociais e pela Associação Oficina, de Portugal.
As doze entidades portuguesas selecionadas são as seguintes: Municípios de Guimarães, Maia, Valongo, Coimbra, Lisboa, Oeiras, Cascais, Lagos e Olhão; AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve; Baldio da Ameixieira, Cales e Currais; Agrupamento de Baldios da Estrela Sul. Conheça aqui as boas práticas indicadas por estes concorrentes.
Iniciou-se, entretanto, a seleção dos municípios brasileiros, tendo a CNM recebido 47 candidaturas. Concluído este trabalho, terá início o processo de cooperação, tendo em vista criar uma montra das melhores práticas de desenvolvimento urbano integrado, em ambos os países, a troca de experiências e o desenvolvimento de projetos conjuntos.
O projeto Inova Juntos é financiado pela União Europeia. 

Anterior
Anterior

Novas instalações da Oficina

Próximo
Próximo

Estratégia local de habitação de Lagos propõe soluções para 399 agregados familiares