Cascais criou Academia de Cidadania Inteligente
Decorreu entre os dias 10 e 13 de outubro, na Universidade Nova SBE, em Carcavelos, uma Academia dedicada ao futuro da democracia, aos orçamentos participativos, às novas modalidades colaborativas entre Estado e a Sociedade e ao uso das tecnologias na promoção da participação cidadã. Estiverem presentes cerca de 80 participantes, provenientes de 21 países e 5 continentes.
No âmbito dos temas abordados, a Academia visou, entre outros propósitos, encontrar respostas para dois problemas complexos, nomeadamente: i) a construção de um referencial de indicadores de avaliação dos Orçamentos Participativos; ii) a produção de um filme educativo, destinado aos mais jovens, para explicar o conceito de democracia participativa.
Ao contrário do habitual neste tipo de iniciativas, os participantes não estiveram reunidos em auditório mas sim em grupos distribuídos por mesas, para facilitar a troca de ideias e o trabalho colaborativo.
A Oficina marcou presença nesta Academia, tendo ficado a seu cargo a coordenação científica da mesma, no âmbito da colaboração mantida com a Câmara Municipal de Cascais.