Plano Nacional para a Juventude está a auscultar jovens
A Resolução do Conselho de Ministros nº 114-A/2018, de 4 de setembro de 2018, aprovou o Plano Nacional para a Juventude2018-2021 (PNJ), coordenado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, enquanto instrumento político que visa promover a transversalidade das políticas de juventude e reforçar a proteção especial dos direitos das pessoas jovens, conforme recomendado no nº1, do artigo 70.º, da Constituição da República Portuguesa.
O ano de 2021 é o último da primeira edição do PNJ, e também o ano de preparação da implementação da 2ª edição deste Plano, o que levou o IPDJ a determinar a necessidade de levar a cabo uma auscultação a jovens, que visa contribuir para a definição das medidas de intervenção do novo Plano.
Dentro das ações previstas, está a criação de um painel constituído por 100 jovens, ou seja, 20 por região (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), os quais participarão em sessões a realizar online.
Tendo por base a reconhecida experiência da Oficina na promoção da participação, o IPDJ dirigiu um convite à Associação para a dinamização destes eventos e a produção de um relatório com os contributos das/os participantes para a elaboração das medidas de intervenção para o novo Plano.
O processo de auscultação prevê também a aplicação de um questionário a jovens a nível nacional, bem como a realização de cinco seminários, um por região, em formato World Café, tendo como destinatários estruturas associativas, técnicos de juventude, organismos com trabalho com jovens, nomeadamente em situação de risco e exclusão.