OP Cascais apresentou projetos vencedores de 2018

Numa noite de grande festa foram apresentados os 24 projetos vencedores do Orçamento Participativo de Cascais 2018. Este ano, a verba voltou a ultrapassar os 5 milhões de euros. 

Na oitava edição consecutiva do OP Cascais, a Câmara Municipal atribui aos cidadãos a decisão de executar 5,8 milhões de euros, elevando para cerca de 28 milhões de euros o total codecidido pelos munícipes desde 2011. 
Correspondendo às mudanças na metodologia verificadas para este ano, introduziu, pela primeira vez, a classificação de projetos vencedores por tipologia: a A para projetos que beneficiam as instituições e só através delas os cidadãos, e a B, para projetos que beneficiam diretamente a comunidade ou os cidadãos. Esta segmentação permitiu dividir as verbas de forma mais equitativa, tendo em conta a menor capacidade de mobilização dos proponentes individuais.
No total, os projetos da Categoria A correspondem em 2018 a obras no valor global de 4,6 milhões de euros (79% do total de verbas disponibilizado pela CMC) e os projetos da Categoria B, a obras no valor de 1,2 milhões de euros (21% do total). A maior fatia dos votos (69%) foi, de resto alcançada por projetos da Categoria A. Os projetos vencedores da Categoria B foram responsáveis por 9% do total de votos deste ano (78.449). 

Força da Juventude 
Tal como no ano passado, entre os vencedores encontram-se projetos oriundos do Orçamento Participativo Jovem. Os mais novos conseguiram aprovar no OP Cascais 2018 três projetos: OP02 – Cinema ao Ar Livre, OP20 – Banco de carregamento de telemóveis nos locais mais frequentados e OP23 – Jardim Ibn Mucana. Manuel Abreu, proponente do projeto OP20, adiantou que a sua ideia consiste “na implementação de bancos com fornecimento de energia para os nossos tão utilizados telemóveis visto que estamos numa sociedade em que as tecnologias estão a crescer”. 

Parcerias frutuosas 
Depois de um ano de teste, este ano tornou-se obrigatório votar em dois projetos de áreas diferentes para validar cada voto no OP Cascais. Esta metodologia veio estimular parcerias como a que permitiu tornar vencedores os projetos OP18 - Equipar o Agrupamento dos Escuteiros da Conceição da Abóboda AECA 1400, e OP 11 - Reabilitação EB1 Tires Nº2. 

Espaço público e ação cívica 
Também as preocupações em recuperar o espaço público e criar novas formas de apoiar pessoas em situação de fragilidade ganharam expressão nesta edição do OP Cascais. São disso exemplo os projetos OP 28 - Parque infantil e estacionamento na Abóboda, e OP 30 - Criação de um banco de próteses e equipamentos de saúde e bem-estar. 

Anterior
Anterior

Odemira apresentou os projetos vencedores do OP de 2018

Próximo
Próximo

“Hope for Democracy” atinge 1000 downloads