Odemira vai criar Plano Municipal de Participação
A Câmara Municipal de Odemira pretende reforçar o seu compromisso com o aprofundamento da democracia a nível local, razão pela qual decidiu avançar para a elaboração de um plano municipal de participação cívica.
Reuniu, neste âmbito, representantes de vários serviços da autarquia para uma primeira jornada de trabalho conjunto, com o objetivo principal de efetuar o levantamento interno das práticas de participação previstas para o próximo ano. A sessão em apreço serviu também para mapear a incidência das referidas práticas ao nível do calendário, do território e dos grupos sociais a envolver, assegurando, assim, uma visão abrangente da ação da Câmara Municipal e reforçando a cooperação entre as várias equipas da autarquia.
Esta jornada de trabalho foi dinamizada pela equipa da Oficina, à qual coube conceber o instrumento de diagnóstico interno das práticas de participação, coordenar as apresentações e o debate, bem como sistematizar as principais conclusões.
Seguir-se-á uma fase de identificação de novas práticas de participação a desenvolver pelo Município, por forma a suprimir eventuais lacunas existentes e robustecer uma cultura de participação ao nível do concelho.