Missão Internacional do projeto Inovajuntos reúne em Faro
A cidade de Faro recebe a 3ª Missão Técnica de Cooperação Internacional entre Municípios de Portugal, do Brasil e de outros países da América Latina. Esta iniciativa, que acontece de 18 a 22 de março, tem no turismo o tema central, com foco particular na conceção de produtos, na capacitação dos agentes e no diálogo com investidores do setor.
Na sessão de abertura do evento, a Embaixadora do Brasil em Faro, Katia Gilaberte, destacou a importância da diplomacia e da amizade entre as nações envolvidas. Durante o seu discurso, enfatizou a relevância do projeto InovaJuntos como um exemplo concreto de colaboração internacional capaz de gerar benefícios tangíveis para as comunidades locais e fortalecer os laços entre países irmãos.
Seguiu-se a intervenção do presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, que destacou a importância da inovação e da cooperação para fortalecer o turismo, em particular nos períodos de época baixa. Ao longo da sua intervenção, destacou que o ano de 2023 foi o melhor da história do turismo na região e que isso se deve, em parte, à criação de novas rotas, à qualificação dos produtos e dos agentes do setor.
O Vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal), Osvaldo Gonçalves, trouxe a perspetiva das comunidades locais e dos desafios enfrentados pelas autarquias da região, em particular ao nível da qualificação do território, da gestão dos recursos locais e da pressão do turismo sobre os serviços e os equipamentos.
O Presidente da Direção da Oficina, Nelson Dias, entidade que assumiu a organização do encontro, referiu que o Algarve, para além das suas características turísticas, é também uma região de acolhimento de comunidades estrangeiras, que escolhem a região para viver e trabalhar. Essas representam cerca de 25% da população residente.
Em seguida, o coordenador do InovaJuntos, Maurício Zanin, destacou o desafio de construir políticas públicas, tendo em vista a dimensão e as diferenças regionais do Brasil. Além disso, comentou o sucesso do projeto na criação de pontes para fomentar a cooperação internacional.
Conheça aqui o programa completo desta missão técnica.