Guia para empreendedores do Setor Criativo encontra-se disponível

As Indústrias Culturais e Criativas (ICC) constituem um conceito amplo, que agrega atividades muito diversas, mas que têm em comum o recurso à criatividade, ao conhecimento cultural e à propriedade intelectual como capital para produzir bens e serviços com significado social e cultural.
Nessas incluem-se as artes performativas e visuais, o património cultural, o artesanato e a joalharia, o cinema, a fotografia, a rádio, a televisão, a música, a edição, o software educacional e de entretenimento e outro software e serviços de informática, os novos Média, a arquitetura, o Design, a moda e a publicidade, entre outros.
Trata-se de um universo muito diverso e disperso, que tem dificuldade em criar uma identidade comum, construir unidade e formas de cooperação no seu interior. Apesar destas fragilidades, trata-se de um setor que tem vindo progressivamente a ganhar espaço na economia e na criação de emprego. É uma tendência verificada em Portugal mas também em outros países da União Europeia.
Atenta a esta dinâmica, a parceria do projeto Magalhães, representada pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, assumiu como desafio a criação de um Guia do Empreendedor no domínio da ICC. Este visa auxiliar os potenciais empreendedores, em início de caminhada, a colocarem as questões certas, no momento preciso, para que possam compreender as suas motivações, o que pretendem criar, como desenvolver e consolidar uma ideia, decidir até onde estão dispostos a ir, entre muitos outros elementos essenciais.
O Guia constitui-se como um roteiro, uma linha de organização do pensamento e da ação, fornecendo inúmeros conteúdos práticos para que o futuro empreendedor possa perceber, de forma clara, os contornos das ICC e da sua atividade.
O Guia foi editado pela AMAL e contou com a conceção e realização da Oficina. Este encontra-se disponível para download em português e em espanhol.  

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