Foi eleita a nova Presidência da Rede de Autarquias Participativas

Decorreu na passada semana a eleição da Presidência da Rede de Autarquias Participativas. A única lista candidata traz algumas novidades, entre as quais se destaca:

  • uma composição mais alargada, passando dos atuais cinco membros para onze, reforçando, assim, a representatividade deste órgão;

  • uma maior cobertura do território nacional, garantindo a presença de autarquias de todas as regiões continentais, bem como dos Açores e da Madeira;

  • a entrada, pela primeira vez, de um representante das Freguesias, diversificando e enriquecendo a composição deste órgão. 

A Presidência será liderada pelo Município de Valongo, que se mantém no cargo, sendo acompanhado pelos Municípios de Braga, Guimarães, Lagoa - Açores, Funchal, Fundão, Lourinhã, Odemira, Mealhada, Lagoa - Algarve, bem como pela União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, de Sintra. 
A Presidência agora eleita entrará em funções a 2 de janeiro de 2020, assumindo o compromisso para os próximos dois anos de reforçar os espaços e os mecanismos de democracia participativa ao nível das estruturas do poder local em Portugal. 
Durante os primeiros dias do novo ano será apresentado publicamente um Plano de Atividades para o mandato. Este beneficiará dos contributos dos diferentes membros, através do exercício de avaliação da Rede que se encontra atualmente a decorrer. 
São várias as novidades esperadas para 2020, entre as quais destacamos o facto da Secretaria Técnica passar a ser coordenada pela Oficina.

Anterior
Anterior

Qualidade dos Orçamentos Participativos vai poder ser medida

Próximo
Próximo

Orçamento Participativo de Cascais ultrapassa os 10 milhões de euros