Encontram-se abertas as candidaturas a cuidadores dos Jardins Alimentares de Tavira
Os Jardins Alimentares nasceram de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo promovido pelo Município em 2021, para implementar uma rede de jardins alimentares no concelho de Tavira, cultivados pela comunidade. A iniciativa visa transformar o espaço público, gerando zonas interpretativas com utilidade alimentar nos centros urbanos, enquanto disponibiliza aos munícipes a possibilidade de aprender a cultivar alimentos saudáveis e sazonais, embelezando a cidade e promovendo a segurança alimentar e o consumo adequado de alimentos.
A primeira fase de candidaturas a cuidadores dos jardins alimentares de Tavira realiza-se entre 20 de janeiro e 03 de fevereiro. Os interessados em exercer esta função devem ser maiores de 16 anos, residentes ou recenseados, trabalhadores, estudantes ou pessoas coletivas sem fins lucrativos que prossigam fins de interesse público, no concelho.
As candidaturas devem ser efetuadas em formulário próprio disponibilizado, no site da autarquia (https://cm-tavira.pt/site/ambiente/jardins-alimentares) ou, presencialmente, no Balcão Único da Câmara Municipal.
Todo este processo participativo com os cidadãos, em torno desta iniciativa, faz parte de uma experiência piloto do Projeto PHOENIX – Rising Citizens Voices for a Greener Europe, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito da linha referente às capacidades de participação e deliberação dos/as cidadãos/ãs no Pacto Ecológico Europeu.