Diagnóstico Social de Olhão aprovado por unanimidade
A revisão e atualização dos instrumentos de planeamento social do concelho de Olhão, a cargo da Associação Oficina, iniciaram-se em março de 2020.
A primeira fase deste trabalho consistiu na elaboração do diagnóstico social, recorrendo à recolha e tratamento de dados de fontes secundárias e primárias, bem como à auscultação dos principais atores com atuação reconhecida no território, de forma a introduzir uma análise e perspetiva mais qualitativa. Para atingir este objetivo foram organizados quatro fóruns temáticos, durante o mês de julho, com enfoque na demografia, nas condições económicas, nos grupos vulneráveis e na saúde.
Após a incorporação dos vários elementos emanados dos fóruns, chegou-se a um conjunto de principais problemáticas sociais no território, tais como: aumento das pessoas idosas a viverem sós e em contextos isolados; incremento das situações de violência doméstica contra, na sua maioria, crianças, jovens e mulheres; agravamento dos casos de saúde mental, que surgem cada vez mais de forma precoce; adensamento do número de desempregados inscritos no IEFP em consequência da pandemia Covid-19, entre outras.
Uma vez finalizado o documento, este foi apresentado e debatido em sede do Conselho Local de Ação Social de Olhão, realizado no passado dia 1 de outubro, entre as 9:00 e 12:00 horas, através de videoconferência. Findo o esclarecimento de dúvidas levantadas por alguns dos participantes, o diagnóstico social de Olhão foi sujeito a votação, tendo sido aprovado por unanimidade.
Concluída esta primeira fase, dar-se-á início à elaboração do Plano de Desenvolvimento Social do concelho, cuja aprovação deverá ser assegurada até ao final do ano.