Conheça o Nº 2 do Boletim em Rede

Esta edição do Boletim é publicada num contexto muito particular. A Organização Mundial de Saúde qualificou, no passado dia 11 de março, a Covid-19 como uma pandemia internacional, constituindo uma calamidade pública. Uma semana depois, mais precisamente a 18 de março, o Senhor Presidente da República Portuguesa decretou a situação de Emergência Nacional.
Por via das atuais circunstâncias, muitas das práticas participativas das autarquias encontram-se suspensas, a aguardar que a situação volte à normalidade.
Vivemos tempos inéditos, marcados pelo isolamento social, a ansiedade e o medo. Por tudo isto, a Rede de Autarquias Participativas entende que é ainda mais relevante continuar a comunicar e a interagir em Rede. Este Boletim é reflexo desse esforço. 
Trata-se de uma edição dedicada às práticas de Orçamento Participativo Jovem, tendo por isso sido criado um dossier temático que reúne textos de apresentação das iniciativas levadas a cabo pelos municípios de Santo Tirso, Mértola, Valongo e Cascais, bem como pela União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão.
Neste número são também destacados dois importantes recursos no combate à Covid-19. Um é referente ao Guia de orientação para os municípios, preparado pela Direção-Geral de Saúde, o outro é o portal criado pelo Governo para reunir as medidas extraordinárias que têm vindo a ser adotadas.
Na seção de notícias, são destacadas duas iniciativas da Rede, nomeadamente a publicação do Guia Metodológico da Biblioteca Humana e a V Edição do Prémio de Boas Práticas, atualmente em curso. Neste âmbito, é ainda dado realce ao Prémio Internacional de Guangzhou, informação que pode ser do interesse dos nossos membros.
O Boletim encontra-se disponível no seguinte endereço.

Anterior
Anterior

Covid-19: autarquias lançam Prémio de Ccidadania para jovens

Próximo
Próximo

São 12 os concorrentes à 5ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação