Inovações nos Orçamentos Participativos

Ao abrigo das comemorações dos vinte de anos de Orçamentos Participativos em Portugal, a Rede de Autarquias Participativas está a conceber um Sistema de Avaliação da Qualidade destes processos, tendo como base os treze princípios de qualidade constantes da Carta elaborada em 2017. 

A criação de um referencial desta natureza visa sobretudo apoiar os Municípios e as Juntas de Freguesia na qualificação das suas iniciativas, identificando as áreas onde se verificam mais dificuldades ou necessidades de apoio.
A este propósito, a Rede decidiu elaborar um catálogo de práticas inovadoras ou de soluções técnicas encontradas para enfrentar desafios específicos ou insuficiências dos respetivos processos. 

O que se pretende com a presente ficha não é uma descrição global ou abrangente da metodologia do OP, mas antes a identificação da principal inovação de cada iniciativa.

As autarquias interessadas em colaborar devem, assim, responder à seguinte questão: Qual é a principal inovação do seu Orçamento Participativo?